Dicas

Dicas para iluminar ambientes corretamente

·     Cada cômodo deve ter pelo menos um ponto de luz no teto, com um interruptor na parede

·     No banheiro: lembre que o ponto de luz deve ficar a pelo menos 60cm de distância do chuveiro pra evitar choques

 

·     Se a altura do piso ao teto (pé -direito) tiver mais que 3 m, pense em mais pontos, use luminárias maiores (como trilhos, pendentes grandes) ou use arandelas na parede; se for baixa (até 2,5m), cuidado apenas com luminárias pendentes, porque as pessoas podem bater a cabeça

 

·     Se o ambiente for claro e brilhante, ele vai sempre parecer mais iluminado. Aí você precisará de menos iluminação artificial.

·     Se o ambiente for escuro e opaco, ele tende a concentrar luz e não propagar a claridade. Prefira luminárias com lâmpadas mais potentes.

 

·     Se você vai usar esse cômodo para trabalhar, é melhor que ele seja mais iluminado; se é um quarto, onde você vai dormir, pode usar até uma luz indireta, que joga a iluminação para o teto, para não ofuscar a vista.

·     Colocar os pontos de luz muito perto um do outro pode gerar desconforto, enchendo a casa de sombra. Então, nem sempre concentrar tudo no teto pode ser uma boa.

 

Dica geral: como acertar com pontos de luz:

Instale uma luz central no alto do cômodo. E use outros pontos de luz no teto para destacar alguns objetos (como quadros, uma prateleira de livros, etc) direcionando o foco da luz para eles. e complemente com uma ou outra luminária de mesa ou de chão que criam um ‘cantinho’ agradável dentro da sua casa.