Dicas

5 dicas de iluminação para os ambientes da sua casa

Iluminação externa

Desfrutar momentos ao ar livre pode ser muito prazeroso. Além de ser uma excelente oportunidade de reunir toda a família. As luzes externas devem cumprir sua função fundamental – iluminar um ambiente – mas ainda estilizar e incrementar a decoração de jardins, corredores, garagens e fachadas no geral. Além disso, as áreas externas de lazer devem ser bem iluminadas, especialmente as áreas de trabalho de bares e churrasqueiras.

Sala de jantar

Nesses ambientes, as mesas de jantar devem ser destacadas. O foco está na qualidade do momento e na qualidade da iluminação. Para refeições com a família e os amigos, a iluminação deve ser sutil e descontraída. Existem vários tipos de lustres, luminárias e spots que podem ser utilizados para isso. A iluminação correta e focada cria um ambiente mais próximo entre as pessoas à mesa e também pode realçar os alimentos.

Cozinha e lavanderias

Em locais como cozinhas e lavanderias, a iluminação uniforme evita a fadiga dos olhos. Os balcões e fogões devem ser especialmente iluminados, ao menos o dobro do que o restante do ambiente. O uso de luz branca é recomendado.

Banheiro

Aqui também a luz branca é recomendada. Ajuda na sensação de limpeza e clareza do ambiente. A iluminação deve ser suave, garantindo uma sensação leve. Um dos principais aspectos na iluminação de banheiros refere-se ao cuidado com a iluminação de espelhos, pois é fundamental o uso de luz difusa, posicionada nas laterais ou sobre eles, de tal forma que ilumine o rosto como um todo e não cause ofuscamento

Quarto

A iluminação do quarto deve seguir um conceito que reforce a identidade do dono, tenha um estilo bem definido e dialogue com a proposta da casa. Um conjunto mais forte e bem iluminado serve para se vestir e arrumar, facilitando a visão dos detalhes. Um conjunto para descanso pede cores mais calmas e uma iluminação parcial. Também pode-se acrescentar um conjunto de abjures e spots para leitura ou se arrumar para dormir.