Dicas

8 VANTAGENS DO SISTEMA DE GOTEJAMENTO

Originalmente pensava-se que a conservação da água era o principal benefício do sistema. A experiência demonstrou que a irrigação por gotejamento bem planejada e bem administrada, oferece outras vantagens agronômicas e econômicas igualmente importantes e, em consequência, produtores agrícolas de todo o mundo estão adotando essa tecnologia. Algumas de suas vantagens específicas são:

1.Maior qualidade e rendimento- Com os métodos tradicionais de irrigação não é prático aplicar a água e o fertilizante em pequenas quantidades ou com frequência. Por isso a cultura alterna momentos de escassez com outros de excesso de água. A irrigação programada permite que a água e o fertilizante cheguem exatamente quando e onde são necessários, produzindo colheitas mais abundantes e de melhor qualidade.

2. Conservação da água- A irrigação leva a água na quantidade certa para aproveitamento. Além disso, os sistemas de gotejamento não umedecem toda a superfície. Como resultado, as perdas de água por evaporação, lixiviação profunda e escorrimento são reduzidas ao mínimo ou eliminadas. Isso não somente conserva água como também reduz a contaminação do lençol freático.

3. Flexibilidade de trabalho- A irrigação por gotejamento não impede a execução de outros trabalhos simultâneos, na superfície, como a pulverização ou colheita.

4. Insumos de baixo custo- Ela torna também possível a aplicação uniforme de água, agroquímicos e fertilizantes na medida em que são necessários, economizando caros insumos. Não raro reduz o custo de produção de 25 a até 50%.

5.Conservação de energia- A baixa pressão que requerem esses sistemas (0,5 bar) requer pouco bombeamento, consumindo portanto menos energia do os sistemas de aspersão.

6.Menos doenças- A incidência de doenças fúngicas é menor porque a folhagem não se molha e a umidade do solo é controlada.

7. Menos invasoras- Irrigando-se apenas as plantas, e não o terreno todo, o crescimento de ervas daninhas entre as linhas diminui.

8. Eficiência em solos difíceis- Os sistemas de gotejamento são ideais para solos pesados, com taxas de infiltração baixas, pois a água pode ser aplicada em fluxo suficientemente baixo para que o solo a absorva, reduzindo ou eliminando o escorrimento superficial. Os solos arenosos, sem capacidade de armazenar a umidade, também podem ser cultivados dessa forma, usando-se irrigação mais frequente.