Dicas

3 Dicas para o Manejo de Irrigação de Pastagens

Áreas com boas pastagens; forrageiras com qualidade; uso da água sem desperdício; custos de produção reduzidos e maior produtividade são possíveis sim, mesmo nos períodos de seca. A irrigação de pastagem pode ajudar você, produtor de pecuária de corte ou de pecuária leiteira, a resolver os desafios da seca. Por isso, fique atento as dicas que preparamos para um bom manejo de irrigação de pastagens:


– Projeto de irrigação
Todo Sistema de Irrigação precisa de um projeto, quer seja para implantar um sistema novo ou reformar sistemas antigos. Feito pelo especialista, nele se faz o levantamento de todos os recursos necessários; o levantamento planialtimétrico da área; a definição da máxima demanda de irrigação; a escolha do método de irrigação adequado conforme as condições climáticas da região e a análise do solo, entre outros.

- Pressão e volume
Para saber se o funcionamento do sistema está de acordo com as necessidades previstas no projeto, instale um manômetro com glicerina na saída da tubulação para saber se a pressão de saída está correta e um hidrômetro na tubulação de recalque para controlar o volume de água.

 – Revisão do sistema
Para garantir que a área está sendo irrigada da forma correta e evitar desperdício, realize uma vistoria anual dos aspersores e de todos os componentes da estação de bombeamento, como conexões e tubulação de sucção, válvula de pé com crivo, bomba, conexões e tubulação de recalque. Caso seu sistema seja automatizado, revise com frequência os dispositivos de acionamento e liberação de água.